quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Dia Mundial do Diabetes




Ontem, 14/11, foi Dia Mundial do Diabetes e, como sabemos, a Ana tem diabetes do tipo 1 e ajuda a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes). Revirando o site http://www.diabetes.org.br encontrei matérias sobre ela. Se você tem diabetes ou intesse em saber mais, visite o site.

Aí vão as matérias:
2007
A Cantora Ana Carolina Chamou Atenção para o Diabetes

A cantora Ana Carolina, que tem diabetes tipo 1, fez uma turnê, de 19 a 22 e de 26 a 29 de julho, no Canecão - Rio de Janeiro. Durante os espetáculos, a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) realizou testes gratuitos de glicemia para a os que desejaram e estiveram na platéia.

No mesmo período dos shows, mas durante o dia, a equipe de profissionais e voluntários da entidade percorreu, a bordo do ADJ Móvel – unidade móvel da Associação, por alguns bairros da cidade, como Copacabana, no Calçadão; e Leblon, na Paróquia Santos Anjos - Av. Afrânio de Melo Franco, 300 - e também no Calçadão.

Esta iniciativa de educação em diabetes e aferição de glicemia foi uma parceria com a Associação dos Diabéticos da Lagoa (ADILA).

Além da ADJ, a turnê “Dois Quartos” contou com o apoio do Ministério da Saúde e da Johnson & Johnson

2005
Unidade ADJ Móvel

Em um bate-papo rápido pelos corredores do Anhembi, o presidente da ADJ, Sussumu Niyama, falou com exclusividade à reportagem do site da SBD sobre o projeto da unidade móvel da ADJ. A unidade móvel tem data certa para o lançamento, dia 8 de novembro, no dia do show beneficente da cantora Ana Carolina em prol da ADJ, em São Paulo:

- A unidade móvel vai destinar-se justamente a levar este trabalho que a ADJ faz de educação para a periferia, para outras cidades, locais aos quais a ADJ ainda não conseguiu chegar. A entidade quer favorecer um número grande de pessoas fora da sede, que não tem como chegar lá, inclusive. Para finalizar o projeto, estamos em fase de levantamento de custos da própria unidade, escolha e treinamento de equipe multidisciplinar (entre 10 e 15 pessoas) para um atendimento inicial as sextas, sábados e domingos - explica o Sr. Sussumu.


2005
Ter Diabetes Deixou de ser Tabu

Conheça a SBD Associados Associe-se Anuncie Sala de Notícias Histórico Diretoria Departamentos Delegados Estrutura Administrativa Código de Ética Estatutos Selo de Qualidade SBD Revista da SBD Jornal da SBD Medalha da SBD
Lista de Associados
Quem pode se associar Como se tornar Scio Categorias Benefcios
Site Congressos Jornal da SBD Boletim Online
Boletins Online Fotos Press-releases Notícias da SBD Notícias Internacionais Notícias Nacionais Entrevistas e Reportagens Reportagens On-line Campanhas Online Enquetes Dia Mundial do diabetes Estatísticas Midia Ter diabetes deixou de ser tabu
Reportagem Bruno Barreira

A cada dia mais pessoas famosas declaram-se com diabetes, sem o menor receio de sofrerem algum tipo de preconceito. Algumas vêm se envolvendo, inclusive, em campanhas de prevenção e pelo tratamento correto, mostrando-se como bons exemplos de que a diabetes não impede ninguém de levar uma vida normal e saudável. A cantora Ana Carolina, o jogador de futebol Washington Stecanela Cerqueira e o músico Dado Villa-Lobos são alguns destes exemplos.

Sou Diabético

As comemorações do Dia Mundial do Diabetes trazem de volta o assunto. A cantora Ana Carolina, por exemplo – que tem diabetes –, participou do quadro “Repórter Por um Dia”, do programa Fantástico (TV Globo). Ela realizou o teste de glicemia capilar, mostrando aos espectadores a importância deste procedimento para a monitorização individual, além de fazer algumas perguntas relevantes em relação ao tratamento para o presidente da SBD, Dr. Leão Zagury. Assista ao vídeo.

Contudo, essa opção de se declarar com diabetes nem sempre foi assim. Dizer “sou diabético” chegou a ser visto como uma espécie de tabu entre as pessoas, que descobriam a doença. Havia o receio de ser comparado a um doente, sem condições de levar uma vida normal no trabalho e com a família. Circunstância complicada que poderia prejudicar, inclusive, a condução do tratamento de forma correta, principalmente para os que necessitam de aplicações diárias de insulina (diabetes tipo 1).

Sucesso e uma Vida Normal

E é exatamente em relação ao diabetes tipo 1, mesmo com o volume das informações atuais, que ainda persistem algumas indagações sobre a possibilidade de levar ou não uma vida normal e conquistar qualquer objetivo de vida. [...]

2005
Reportagem no Fantástico

O "Fantástico", programa de domingo da Rede Globo de Televisão, apresentou no dia 14 de novembro um quadro falando sobre o Dia Mundial do Diabetes. A reportagem foi apresentada pela cantora Ana Carolina, no "Repórter por um dia". Entre os entrevistados, o presidente da SBD, Dr. Zagury deu vários esclarecimentos.

Para assistir o vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=LOIVM5XxyiA

Um comentário:

Flavia Garcia Reis disse...

Olá, está no ar o hotsite do Dia Mundial do Diabetes 2008 (http://www.diamundialdodiabetes.org.br/) Se você souber de alguma atividade para este ano e quiser divulgar no site. Entre em contato conosco pelo hotsite. Att, Flavia Garcia Reis - Equipe de Redação da Sociedade Brasileira de Diabetes