domingo, 16 de março de 2008

Os mistérios do clipe ao vivo

Uma faixa de um show registrado em DVD pode e deve ser considerada um videoclipe? Essa é uma questão que incomoda bastante os pesquisadores do assunto. Afinal, em sua origem, videoclipe está associado à criação de imagens para uma única canção. Porém, alguns shows possuem números tão bem realizados e que bem que dá vontade de vê-los seguidas vezes, isolados dos outros. É justamente o que acontece com a versão ao vivo de Vai, retirado do show realizado por Ana Carolina especialmente para o Multishow Ao Vivo.

No ano passado, o CD duplo de estúdio Dois Quartos figurou na lista dos mais vendidos durante meses. Por isso, é mais que provável que faça tanto sucesso quanto a versão ao vivo de versos fortes como "Calma aí! / Que diabo você tá dizendo agora? / Que onda é essa de outro lance pra viver? / Você nem pode estar falando sério ... / Vivi pra você / Morri pra você / Pois então vai! / A porta esteve aberta o tempo todo / Que tá lhe segurando? / Você sabe voar".

De violão em punho, Ana Carolina aparece luxuosa com um discreto conjunto preto diante de uma cortina vermelha bastante iluminada que dá grande força ao cenário do espetáculo e à sua interpretação forte e comovente. Não sou um grande fã de seu jeito de cantar, mas é impossível não reconhecer que ele consegue encantar multidões. Os movimentos de câmera realizados pelo diretor Rodrigo Carelli são também bastante discretos. A preferência está em valorizar os closes no rosto de Ana Carolina, também presente constantemente no vídeo em plano americano (da cintura para cima). Os músicos que acompanham a cantora são mostrados em plano inteiro ou no registro de detalhes importantes como suas mãos em ação. A platéia aparece pouco e, mesmo assim, quase sempre de modo disforme. Em raríssimos momentos, o palco aparece inteiro e ao longe no vídeo, mas estas vistas panorâmicas são fundamentais para dar ao espectador a sensação de completude do show.

Em alguns momentos, a câmera passeia livremente por entre os músicos, a cantora e sua backing vocal. Também são valorizados os tons mais escuros, o que ajuda a realçar os detalhes de iluminação do show e criam um contraste bastante forte e bonito com a tal cortina vermelha brilhante posicionada no fundo do palco. Um detalhe interessante é como a cor do violoncelo, por exemplo, quase que se mistura com a da cortina.

Diante de tanta discrição, o que mais chama a atenção nesse "videoclipe" ao vivo é as reações de Ana Carolina diante de seu público, cada vez maior. É latente seu imenso prazer em interpretar as canções cuidadosamente selecionadas para seu repertório. Também é impressionante notar como o diretor Rodrigo Carelli entra na "viagem" da canção e compõe imagens que dialogam em muitos momentos com a os versos ou criam climas para eles. No final, por exemplo, a câmera se posiciona na platéia e mostra detalhes da cantora que quase que se misturam com o público.

Por Guilherme Bryan
Fonte: Blog Clipe-Se, Multishow

Nenhum comentário: