quarta-feira, 27 de maio de 2009

E elas cantaram Roberto em todos os sentidos...


Entre altos e baixos, foram muitas as emoções vividas no palco e na platéia do Theatro Municipal de São Paulo (SP) na noite de 26 de maio de 2009. E a maior delas foi ver as 20 cantoras do elenco do show Elas Cantam Roberto - Divas reunidas no palco para cantar Roberto em todos os sentidos. Antes do bis coletivo, dado com É Preciso Saber Viver (1974), todas as intérpretes dividiram o palco e a letra de Como É Grande o meu Amor por Você (1967). Cada uma se dirigiu ao Rei - estrategicamente posicionado ao redor delas - entoando um ou dois versos da canção num número delicioso em que a diretora Monique Gardenberg aproveitou o título dúbio do show para criar jogo de sedução das intérpretes com Roberto. Foi o clímax do belo espetáculo, um dos cinco eventos especiais do ciclo Itaú Brasil, idealizado para celebrar os 50 anos de carreira de Roberto Carlos. Um momento memorável!!

Com arranjos orquestrais, à moda dos ouvidos nos padronizados discos do homenageado, o diretor Guto Graça Mello preparou a cama - com cordas, metais e percussões - para que elas cantassem o repertório de Roberto Carlos. Mais identificadas com o estilo romântico do Rei, cantoras como Ana Carolina, Fafá de Belém e Hebe Camargo - um dos destaques do elenco - deitaram e rolaram nessa cama. Em contrapartida, o trio de intérpretes oriundas do universo afro-pop-baiano (Cláudia Leitte, Daniela Mercury e Ivete Sangalo) se mostrou menos confortável. Da mesma forma que Sandy mostrou que sua voz não cresceu juntamente com ela. Nana Caymmi e Zizi Possi reafirmaram sua classe. Marília Pêra entrou em cena como a grande atriz que sempre foi. E arrasou! Já Adriana Calcanhotto, Marina Lima e Mart'nália fizeram bonito ao trazer o repertório de Roberto para seus (respectivos) universos musicais.

"Nunca pensei na minha vida que eu fosse viver uma noite como essa, com essas meninas maravilhosas, essas cantoras incríveis", derramou-se Roberto Carlos ao aparecer no palco, já no fim do show, para cantar Emoções. Ao reviver este fox de 1982, um de seus últimos suspiros como grande compositor, o Rei sublinhou o verso em que afirmava viver esse "momento lindo". Sim, contra todos os prognósticos pessimistas por conta da (de fato) inusitada escalação do elenco e das ausências sentidas (Maria Bethânia, Simone, Gal Costa e Marisa Monte, sobretudo), o espetáculo Elas Cantam Roberto - Divas teve momentos realmente lindos. Que vão poder ser conferidos na noite do próximo domingo, 31 de maio de 2009, quando a TV Globo exibir a gravação do show. E que, mais tarde, vão ser eternizados com a edição de CD e de DVD.

Fonte: Blog do Mauro Ferreira

Nenhum comentário: