quarta-feira, 27 de maio de 2009

Roberto Carlos ganha tributo luxuoso mas burocrático de cantoras brasileiras

Roberto Carlos sempre encantou a mulherada, mas na noite desta terça-feira (26) o Rei é quem recebeu homenagem daquelas que serviram de inspiração para suas músicas por cinco décadas. Entre a plateia de 1.500 pessoas (raros jovens), o cantor viu sua carreira passar na voz de 20 das cantoras mais prestigiadas do país, em um espetáculo elegante no suntuoso Theatro Municipal de São Paulo.

O tributo de luxo, feito para virar CD e DVD, veio com toda a burocracia de um programa especial para a TV. As 20 divas brasileiras, acompanhadas de uma orquestra, seguiram o roteiro de entrar e sair do palco sem se comunicar com o público e com o risco de ter que repassar a música para sair bonito na gravação. Errou, faz de novo (como aconteceu com Zizi Possi e Daniela Mercury no início de suas apresentações).

O clima burocrático da festa foi quebrado por Ivete Sangalo. Reservada para o encerramento do tributo, cantou duas músicas ("Os Seus Botões" e "Olha") e, entre o intervalo de uma e outra, colocou sua irreverência para brincar com o público. "É para eu ficar quieta até a próxima [canção], mas não consigo fazer silêncio", sussurrava no microfone, enquanto os músicos da orquestra faziam os ajustes no palco. Orgulhosa da gravidez, aproveitou para mostrar a barriga e dizer que "Robertão é massa".

Roberto Carlos não poderia faltar na própria festa. Para marcar as bodas de ouro, subiu ao palco e cantou as "Emoções" de seus 50 anos de carreira. Depois convocou as 20 vozes femininas do espetáculo para cantar, com ele, "Como É Grande O Meu Amor Por Você", na apresentação mais espontânea da noite. Enquanto cada uma delas soltava um verso da música, o Rei ficava a procura de sua intérprete no meio de tantas mulheres ao seu redor. Impossível não achar graça, principalmente ao ouvir as gargalhadas de Hebe Camargo e Fafá de Belém.

Há bons momentos para recordar: a elegância de Zizi Possi em "Proposta", a interpretação emocionada de Wanderléa para "Você Vai Ser o Meu Escândalo", Sandy e sua versão jazzística para "As Canções que Você Fez Pra Mim", a presença e a voz imponente de Ana Carolina cantando "Força Estranha", a grandeza de Nana Caymmi em "Não Se Esqueça de Mim", e a sinceridade de Adriana Calcanhotto --que dispensou a orquestra para assumir o banquinho em formato voz e violão-- ao mostrar "Do Fundo do Meu Coração".

Outras execuções são dignas de cenas excluídas do DVD, como a atriz Marília Pêra encenando uma versão dramática e exagerada de "120, 150, 200 Km Por Hora" ou a interpretação desencontrada de Daniela Mercury com Wanderléa ao dividir os versos de "Esqueça". Paula Toller ("As Curvas da Estrada de Santos"), Claudia Leitte ("Falando Sério"), Luiza Possi ("Canzone Per Te") e Marina Lima ("Como Dois e Dois") não fizeram feio, mas também não foram inesquecíveis.

Quem fez diferente foi Fernanda Abreu, que colocou suingue em "Todos Estão Surdos", e Mart'nália, que imprimiu seu samba em "Só Você Não Sabe". As cantoras da "velha guarda" se apresentaram de forma homogênea, sempre no mesmo andamento. Apesar de comoventes, escalar Alcione ("Sua Estupidez"), Fafá de Belém ("Desabafo") e Celine Imbert ("A Distância") na sequência pareceu equivocado e cansativo. Até Hebe Camargo, que abriu o tributo, se comportou para cantar "Você Não Sabe". E, ao final, quem se lembraria que Rosemary esteve no palco cantando "Nossa Canção"?

O repertório escolhido pelas cantoras privilegiou, em sua maioria, as composições de Roberto em parceria com o amigo de fé e o irmão camarada Erasmo Carlos. "Elas Cantam Roberto" é um show bonito, luxuoso, mas que pode funcionar melhor em DVD e com o controle remoto nas mãos para avançar os momentos dispensáveis.

Veja o repertório interpretado no show "Elas Cantam Roberto":

Hebe Camargo: "Você Não Sabe"
Luiza Possi e Zizi Possi: "Canzone Per Te"
Zizi Possi: "Proposta"
Alcione: "Sua Estupidez"
Fafá de Belém: "Desabafo"
Celine Imbert: "À Distância"
Daniela Mercury: "Se Você Pensa"
Daniela Mercury e Wanderléa: "Esqueça"
Wanderléa: "Você Vai Ser o Meu Escândalo"
Rosemary: "Nossa Canção"
Fernanda Abreu: "Todos Estão Surdos"
Paula Toller: "As Curvas da Estrada de Santos"
Marília Pêra: "120, 150, 200 Km Por Hora"
Marina Lima: "Como Dois e Dois"
Sandy: "As Canções Que Você Fez Pra Mim"
Mart'nália: "Só Você Não Sabe"
Adriana Calcanhotto: "Do Fundo do Meu Coração"
Claudia Leitte: "Falando Sério"
Nana Caymmi: "Não Se Esqueça de Mim"
Ana Carolina: "Força Estranha"
Ivete Sangalo: "Os Seus Botões"
Ivete Sangalo: "Olha"
Roberto Carlos: "Emoções"
Todos: "Como É Grande O Meu Amor Por Você"

Fonte: UOL Música

Nenhum comentário: