quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Encontros marcados com Ana Carolina




Cantora mineira recebe convidados ilustres em projeto de CD e DVD


Ana Carolina encontra Maria Bethânia debaixo de uma árvore, entre olhares cúmplices e espelhos redondos que pendem dos galhos, para dublar “Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar”. A encenação abre o DVD Multishow Registro – Ana Carolina + 1 (dirigido por Monique Gardenberg), um projeto de encontros com artistas com os quais a cantora mineira não seria identificada de imediato. Maria Bethânia é apenas a primeira de uma lista em que figuram Gilberto Gil, Luiz Melodia, Roberta Sá e Esperanza Spalding – e na qual não falta Seu Jorge.

A base de Ana Carolina + 1 é o repertório do seu disco anterior, N9ve, lançado há apenas quatro me­­ses. Inédita, apenas “Mais Que a Mim”, gravada com a estreante Maria Gadú, de quem Ana se aproxima mais no timbre do que na intensidade da interpretação. A novidade do projeto fica então basicamente por conta dos convidados –e a mineira está, de fato, bem acompanhada.

No dueto de abertura, que Bethânia havia gravado sozinha no disco Pirata, Ana divide os vo­­cais respeitando os contornos que a baiana delimitou em sua interpretação original – com o pendor dramático em comum entre as duas intérpretes e o equi­­líbrio delicado que Bethânia domina. Parcerias como essa, em que a anfitriã acomoda sua voz potente e grave em arranjos mais refinados ou mais simples, nos dois casos to­­mando emprestadas qualidades de seus convidados, são os momentos mais felizes do registro. O proveito dos encontros, afinal, está no que se aprende com o outro.

“Traição” é um exemplo de como o canto arrebatador de grandes públicos de Ana ganha sofisticação, quando acompanhado ao piano por Daniel Jobim, e ao baixo e voz pela ascendente cantora norte-americana de jazz Esperanza Spalding, em estúdio.

Se Ana vai de samba, também sobra menos espaço para seus gritos e fraseados prolongados. A intérprete se suaviza para acompanhar Roberta Sá no lento “Mi­­lhares de Sambas”. Mas, ainda que o resultado sonoro seja interessante, o visual é comprometido por escolhas duvidosas, como a abertura com um inexplicável travelling em torno de uma estátua neoclássica até alcançar uma escadaria de cimento – cenários de um samba, vale lembrar. Aliás, gênero defendido frescor com por Luiz Melodia, parceiro da suingada “Cabide”.

Mesmo quando a intérprete de “Garganta” se livra de maneirismos no canto, não resiste a frisar cada intenção das letras com caras e bocas. Ana não poupa lábios mordidos enquanto espera Angela Roro dar conta de seus versos em “Homens e Mulheres”, uma declaração de desejo pelos dois sexos. Seus fãs mais entusiasmados com as interpretações quase agressivas vão se refestelar ouvindo “10 Minutos”. A iluminação vermelha sobre a noite escura prepara o ambiente para dramalhão: “Fora!”, canta uma atordoada (e raivosa) Ana Carolina, dedo em riste contra a câmera.

Além do DVD, Ana Carolina + 1 chega às lojas um CD correspondente, com dez das 14 faixas do registro em vídeo.

Serviço

Ana Carolina + 1 – CD (R$ 19,90) e DVD (R$ 34,90). GG1/2

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: