quinta-feira, 15 de abril de 2010

Trinta anos de Zizi

Zizi Possi mobilizou um grande time de mestres da canção, instrumentalização e composição para comemorar seus 30 anos de carreira, celebrados com 12 shows em 2008. Em tom intimista, a cantora gravou as apresentações no Tom Jazz, em São Paulo, e preparou dois DVDs, que batizou de Cantos & Contos (Biscoito Fino, R$ 47,90 em média).

Misto de revisita à carreira, audácia de cantar o que não faz parte do seu repertório e mergulhar no universo dos seus convidados, Zizi, nas 36 canções dos dois DVDs, executa do cancioneiro ao contemporâneo, passeando pelo samba e bossa, pelo Nordeste e Itália. De convidados, ninguém menos que Alceu Valença, Edu Lobo, Roberto Menescal, Alcione, João Bosco, Luiza Possi, Toninho Ferragutti, Eduardo Dussek, Ivan Lins e Ana Carolina.

Fugindo do óbvio, Zizi deixa de fora seus maiores sucessos, como Pedaço de Mim (Chico Buarque), Perigo (Nico Rezende e Paulinho Lima), Asa Morena (Zé Caradipia) e Papel Machê (João Bosco e Capinam). No DVD, o mais perto que chega das canções que a consagraram, é quando entoa Caminhos de Sol (Herman Torres e Salgado Maranhão) e Eu Velejava em Você (Eduardo Dussek e Luiz Carlos Góes). Em contraponto, brinca maravilhosamente bem com a voz em Vira a Moenda (Elza Soares Mendes), que executa somente com o auxílio de percussão. Outro momento em que explora o gogó é em Nega do Cabelo Duro (Rubens Soares e David Nasser).

"Estou perto de pessoas que compuseram o mosaico da minha carreira. A gente vai desconstruindo para estar mais próximo da canção, isso é que é Cantos & Contos", afirma Zizi, no DVD.

O projeto, ambicioso, previu as 12 apresentações, cada terça-feira com repertório e convidados diferentes. A direção cenográfica de José Possi Neto, irmão de Zizi, traz maestria também para a parte visual do show. No pequeno palco do Tom Jazz, Possi compôs um segundo mosaico, com colagens que evidenciam a intérprete teatral que é Zizi. Pequenos retratos em movimento, de mãos que acompanham a música, olhos que fecham ou lacrimejam de acordo com a canção, as filmagens têm um quê além do ao vivo, que vai passando do cantor para os instrumentos.

Cantos - Zizi é a rainha generosa do show. Dá espaço para que todos os convidados protagonizem seus momentos, e nem mesmo assim deixa de reinar. Com Alceu Valença, logo no início do primeiro DVD, cantando Sabiá (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), deixa a cargo do pernambucano a introdução, para em seguida entrar vocalizando e acompanhá-lo na letra.

Em Upa Neguinho (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri), com Edu Lobo, o mesmo. Ela executa apenas o difícil e compassado refrão. Com Alcione, na execução do clássico italiano Grande, Grande Grande, ela dá a deixa para a Marrom, e esta prova que sua praia é mesmo o samba. Compensando, Alcione brilha em Gostoso Veneno (Wilson Moreira e Ney Lopes).

Ao lado dos mais experientes, Zizi viaja pela canção da alta classe. Com Menescal, canta Dindi (Antonio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira) e O Barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli). Na seção Edu Lobo, executa, ao lado do cantor e compositor, além de Upa Neguinho, Pra Dizer Adeus. Leva ainda, a voz e o violão do mineiro João Bosco para o universo baiano de Dorival Caymmi, com Milagre.

No segundo DVD, um pouco mais jovial, explora, ao lado de Luiza Possi, Tudo a Ver, de Jorge Vercillo. Em homenagem à filha, canta Luiza (Tom Jobim) e junto dela, faz João e Maria (Chico Buarque e Sivuca). Quando chega Eduardo Dussek, põe o cantor e compositor para ‘desafinar'' em Desafinado (Jobim e Newton Mendonça) e logo diverte a todos com Cantando no Banheiro (Dussek), em que o compositor toma a apresentação ao piano.

De Ana Carolina, Zizi extrai a voz e o pandeiro em Bom Dia (Swami Jr. e Paulo Freire), para fechar o DVD. Antes, as duas cantam Ruas de Outono (Ana Carolina e Antonio Villeroy), Carvão (Ana Carolina) e Quem É Você (Lyle Mays e Luiz Avellar). Ao piano de Ivan Lins, protagoniza a interpretação da tragédia Alfonsina Y El Mar (Ariel Ramirez e Félix Luna). Ois dois cantam Bilhete (Ivan Lins e Vitor Martins).
Sozinha, protagoniza outros bons momentos do DVD, em Sentado à Beira do Caminho (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), Palavras (Gonzaguinha) e Nada Pra Mim (John Ulhoa).

Contos - As histórias ficam para os extras. Os convidados contam casos, Zizi fala um pouco da aproximação que tem com cada um. Dois personagens, que não compuseram o projeto, são homenageados pela cantora: Chico Buarque e Maria Bethânia. Sobre o compositor, diz que deve a ele a sua carreira, quando Chico a convidou para cantar Pedaço de Mim, em 1978. Para Bethânia, Zizi faz uma grande declaração: "Ela não se rendeu às facilidades do consumo e do mercado. O compromisso dela é com a arte, a verdade e a profundidade. Ela promove uma catarse que deveria ser recomendada por médicos, faz bem pra alma. É uma verdade que faz falta para o mundo."

Se fossem 12 DVDs, de todos os shows, ainda seria pouco para tanta história e para o talento para a música.

Fonte: Diário do Grabde ABC

Nenhum comentário: