quinta-feira, 3 de abril de 2008

Erótica e libertária


Ana Carolina apresenta selo próprio com o qual pretende ajudar outros artistas a deslanchar na carreira

Ana Carolina não se contenta em ser apenas uma cantora e compositora de sucesso. Ela acaba de se tornar dona de um selo, o Armazém, pelo qual mostra intimidade no manejo de pincéis e telas e se coloca como porta-voz da liberação sexual. O lançamento do DVD e CD Dois Quartos ao Vivo, será na próxima sexta-feira.

Todas essas questões fizeram parte da entrevista coletiva dada pela cantora no Rio de Janeiro.

- No palco grito coisas que a sociedade insiste em não aceitar. Sou um pouco porta-voz daqueles que buscam liberdade para se manifestar sexualmente, das meninas que querem transar com meninas, mas têm uma trava em casa. Uso minhas canções para falar disso, de uma forma bem humorada, mas verdadeira. Mais do que música, o que eu quero é passar uma idéia libertária - diz a cantora.

Dois Quartos, que será exibido amanhã pelo Multishow (canal da Net), resulta do show que estreou em julho de 2007, em Belo Horizonte, levado a todas as regiões do país - não passou nem perto de Florianópolis, como já era de se esperar - e visto por quase 400 mil pessoas. Dirigido por Rodrigo Carelli, o DVD é o registro da apresentação realizada em novembro no Credicard Hall, em São Paulo.

Com direção de Monique Gardenberg, cenários de Gringo Cardia e iluminação de Maneco Quinderé, direção musical de Ana Carolina e Marcelo Sussekind, o espetáculo colocou no mesmo espaço o Quarto e o Quartinho.

Desejo, paixão, sexo, gozo, dor, tudo está no palco, sem medo de exposição, de romper barreiras. Já na canção de abertura, Cantinho (Ana Carolina e Gastão Villeroy) a cantora vai direto ao ponto com total erotismo, presente também em Eu Sou Melhor que Você (Maurício Pacheco) e na versão do clássico Fever (Eddie Cooley e Davenport), regravado por Madonna no provocativo álbum Erótica.

Cantora mostra seu lado pandeirista

A explosiva e polêmica Eu Comi a Madonna segue a mesma linha e está lado a lado com hits como Pra Rua me Levar, Encostar na Tua, Sinais de Fogo, Cabide, Uma Louca Tempestade, Rosas, Quem de Nós Dois, Eu Que Não Sei Nada de Mar - esta última feita para Maria Bethânia.

Entre as 24 faixas do DVD há aquelas músicas que ainda não chegaram às ondas do rádio, mas que são igualmente importantes no contexto desse trabalho: Nada de Faltará, O Cristo de Madeira (com letra que reflete a desigualdade social), Aqui, Notícias Populares, Elevador, Nua e a Sofisticada Carvão, entre outras.

O lado de pandeirista, Ana Carolina exibe no bloco que inclui Milhares de Samba, Cabide (sucesso com Martnália), Chevete e Nega Marrenta. Já em É Isso Aí, versão para The Blowers Daughter (Damien Rice), ela toca piano no palco pela primeira vez, o que lhe exigiu uma preparação de quatro meses dedicados ao estudo do instrumento. Em cena a cantora tem a companhia de nove músicos: Sacha Ambach (teclados), Vinny Rosa (guitarra), Bruno Migliari (baixo), Iura Ranevsky (violoncello), Leonardo Reis e Siri (percussão), Jorginho Gomes (bateria), Jurema e Jussara (vocais).

Em entrevista gravada no Parque das Ruínas, no Rio, registrada nos extras, Ana Carolina fala de sua relação com as canções do Dois Quartos. Em casa, ela vai fundo no baú de memórias, ao revelar fotos da infância e reminiscências do início da carreira em bares de Juiz de Fora.

É destaque um vídeo histórico de Cássia Eller, apresentando a cantora que acabara de chegar ao Rio, chamando atenção para o "timbre especial, diferente e o repertório de primeira qualidade".

Dois Quartos ao Vivo - DVD E CD. Projeto da cantora Ana Carolina com lançamento do selo Armazém e distribuição da Sony/BMG. Preço não divulgado.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário: